Uma rede social para quem é do meio artístico

Onde atores mostram seus trabalhos e produtores selecionam seu elenco

Cadastre-se Grátis
   Blog do Ator, por Fabiano Martins.
Página Inicial » Dicas e Notícias » Dicas para Atores » Quem trabalha de graça é relógio. Ou não.

Quem trabalha de graça é relógio. Ou não. Imprimir E-mail
(10 votos, média 5.00 em 5)
Escrito por Fabiano Martins   

Muito se discute entres os atores profissionais sobre os baixos cachês das produções audiovisuais. Com razão, artistas que se dedicam e investem anos de suas carreiras no seu aperfeiçoamento e resistem ao complicado mercado de atuação, ficam indignados quando veem oportunidades de trabalho com cachês baixos ou inexistentes. Porém, sem querer ser - de forma nenhuma - contra esta revolta, vale ressaltar que existe um outro lado da moeda.

Com a popularização das câmeras de vídeo digitais, celulares que filmam, webcams e afins, com a democratização da Internet banda larga e com a proliferação de cursos e faculdades voltados à produção audiovisual, estamos passando por uma fase de grande crescimento no mercado de atuação/atores. Uma verdadeira revolução que envolve inclusão digital, cultural e, consequentemente, social.

Como toda revolução possui aspectos positivos e negativos, esta não poderia ser diferente. Inúmeras produções que estão surgindo vão sendo produzidas sem nenhum planejamento. É a velha frase do cineasta Glauber Rocha "uma câmera na mão e uma ideia na cabeça" levada ao extremo, mas de forma equivocada. O sujeito tem uma ideia, chama os amigos e começa a "filmar". O resultado disso você vê claramente nas telas: muitos filmes sem qualidade.

Vejam bem, sempre estimulamos a produção independente no nosso blog, mas é necessário um mínimo de planejamento. Você precisa se programar em diversas áreas da produção, desde o roteiro à fase de pós-produção, mas aqui neste post vamos falar exclusivamente da contratação dos atores. O trabalho de todos é importante, mas se o ator for escolhido sem nenhum critério, seu filme estará fadado ao fracasso.

Tudo bem, mas qual seria "o outro lado da moeda" citado no início do texto? Quando vemos um anúncio de teste de elenco sem cachê ou com uma remuneração muito baixa, entendemos que esta seleção pode ser direcionada para dois tipos de atores:

1) atores profissionais ou amadores que possam se identificar com o roteiro/tema e acreditar no projeto;

2) atores amadores/iniciantes que estão à procura de trabalhos para "enriquecer" seu portfolio.

Para todos os casos, é importante que se valorize o trabalho do ator. Se o projeto não tem verba ou se esta é muito limitada, só não pode faltar uma coisa: respeito. Se a produção não vai poder pagar cachê, que fique claro antes de qualquer coisa. Se não vai poder pagar transporte e alimentação, idem. Jogue limpo com todos os envolvidos. E isso também vale para o ator. Se você aceitou entrar no projeto sabendo que receberia pouco ou nada, não deixe que isso afete seu desempenho, sua dedicação e, principalmente, não saia sem dar satisfação. Lembre-se que o trabalho é feito em equipe e que todos são importantes no processo.

Dica importante: se você não vai ser pago pelo trabalho, tente negociar uma permuta. É muito comum hoje em dia o que alguns chamam de "escambo feliz". Você trabalha no projeto e em troca pode gravar uma cena - à sua escolha, tipo um videobook - para ter mais uma forma de divulgar seu trabalho.

Além disso, peça sempre uma cópia do filme pronto. E, se quiser, mande pra gente. Teremos um enorme prazer em divulgar seu material.

Você já trabalhou de "graça"? O que você acha disso tudo? Comente.

Abraços,

Fabiano Martins.

 

Comentários 

 
# Emanoel Freitas 30-11-2010 07:23
Voce já pediu carona pra motorista de táxi ? Claro que não, pois se isso acontecer constantemente a familia dele morre de fome... ou seja, não me peça pra dar, a única coisa que tenho pra vender... Escambo feliz é amadorismo e falta de planejameto e de controle de ansiedade de querer fazer algo pra mostrar pra família e pros amigos que você é capaz... se fizer sozinho tudo bem, mas usar a ansiedade dos outros pra isso é que é o complicado. Nem relógio trabalha de graça, deixe de comprar a bateria dele pra ver se ele continua funcionando?
Citar
 
 
# Clesio Queiroz 02-12-2010 20:29
Olá td bem?? Bom, primeiro gostaria de dizer que é um enorme prazer discutir este tipo de questão. O não pagamento de cachê ou o cachê simbólico, representa uma banalização da nossa profissão de ator. Nunca utilizei o teatro como um trampolim para TV e sim como uma profissão artística. Dizem que no Brasil para se viver de teatro precisa primeiro passar pela Tv, um absurdo pra não dizer o pior. O fato é que o mercado está saturado com pseudo-atores, ou aventureiros em busca da famosa FAMA. Só faço um filme de graça, se for pra amigos e, desde que não me atrapalhe nas outras funções. Resumindo: eu não vejo nenhum Juíz trabalhando de graça, médico, Veterinário, etc. Precisamos de mais respeito profissional e de mais comprometimento de quem se diz ator no Brasil.
Citar
 
 
# LuizaBlocker 09-12-2010 23:51
É delicada essa situação... A remuneração fala de respeito, de valor. Quanto mais alto o valor do seu cachê, mais voce vale. É assim aqui e em qualquer lugar. Mas como falar em negociação, em valores, quando vivemos num mundo em que todo mundo se diz ator, quer ser ator, mas aceita? Eu aceitei isso muito, e ainda aceito. Exatamente por isso, por "abraçar as causas", elas não me abraçam. E cria-se um ciclo vicioso: ninguém é bem remunerado, precisando excercer outras atiidades, dedicando-se menos, o trabalho perde qualidade e recebe menos dinheiro. Como quebrar esse ciclo vicioso? Não sei. Só sei que, se eu não pegar determinado trabalho, outra pessoa vai pegar. Daqui a pouco, estaremos pagando para trabalhar, e com quê intuito?
Citar
 
 
# Audálio 15-12-2010 02:04
O mais importante para o ator numa situação de trabalho sem cachê é saber este fato antes de entrar. A produção tem que deixar isso bem claro. Se o ator aceitar tem que fazer o melhor possível. É importante haver essas produções independentes e sem ou com poucos recursos, é uma maneira dos jovens cineastas e atores começarem. É importante para o ator profissional entrar em algumas dessas produções, mas isso não deve ser uma regra.
Se a produção não tem comprometimento , e até conhecimento de causa, o melhor é pular fora. E isso se percebe rápido.
Pontilhar a carreira com algumas produções sem cachê pode ser válido para fomentar o mercado e tar mais oportunidades, mas, é claro, não se pode viver delas.
Citar
 
 
# Mariapia Ribeiro 17-12-2010 05:04
Eu posso dizer que já trabalhei com um cachê que dava para comprar apenas o cachorro quente pro final da peça, e outras gratuitamente, mas acredite, amei faze-lo do mesmo jeito e faria novamente pelo simples fato de que era entrada franca. Assim o teatro pode ser disseminado para classes menos privilegiadas e que jamais assistiriam a peça caso tivessem que pagar pela mesma. Uma pessoa que foi pela primeira vez ao teatro e saiu dele com sonhos e alguma mensagem pra si vale mais do que o dinheiro. Viver do teatro infelizmente no Brasil é questão de paixão, dedicação e muito trabalho, nem sempre reconhecidos financeiramente , mas muitas vezes reconhecidos por um espectador que chora numa cena dramática ou ri com a parte hilária. Posso estar errada, mas sempre trabalhei num segundo emprego pra não deixar a luz mágica do Teatro se apagar apenas por não sustentar a vida que quero pra mim. Afinal, minha vida não seria nada sem Teatro, pago ou não. Parabéns pelo texto!!!
Citar
 
 
# rodrigodarocha 31-12-2010 19:04
Fazer teatro de “graça” (e outros trabalhos artísticos no Brasil) é comum, a gente coloca na nossa cabeça que é para ganhar mais experiência, entender mais como as coisas funcionam e é até verdade. Mas nos acomodamos também. Infelizmente a nossa realidade, é que muitas vezes temos que trabalhar por cachês que não pagam nem nossa passagem dos ensaios. As vezes parece ser desestimulante, mas ao mesmo tempo sabemos que é difícil.
Então, o negócio é continuar fazer com ou sem cachê, se você puder, mas não deixar de negociar para o seu trabalho, mas fazer de verdade, porque se nenhum de nós ganhar financeiramente com isso e se gastarmos pouco com isso, ao menos estaremos fazendo algo por alguma razão , seja ela espiritual, artística, para preencher nosso tédio, ou seja lá o que for. Estaremos fazendo algo porque queremos. Não defendo o trabalho de graça, mas as vezes é necessário, estimulante e precisa ser compreensível.
Citar
 
 
# Gésner A.F. 29-01-2011 02:08
MÉDICO,DENTISTA ,ENGENHEIRO,ENF ERMEIRO ou outro PROFISSIONAL, TRABALHA(RIA) DE GRAÇA ? Então, por quê o ATOR Se PROSTITUI À ISSO ? Fora que muitoas "AGÊNCIAS" PICARETAS OFERECEM CURSOS com DIRETORES FAMOSOS,COBRAND O FORTUNAS ou OFERECENDO "ÁUDIO E VÍDEO BOOK" como SE ISSO FÔSSE GARANTIR TRABALHO P/ O "ALUNO" . QUEM TRABALHA DE GRAÇA...ESTÁ PRESTANDO UM DES-SERVIÇO À CLASSE. Fora que...Como alguns disseram: MUITOS SE APRIMORAM,FAZEN DO CURSOS,ETC...PRA QUÊ ? PARA TEREM SUAS VAGAS PREENCHIDAS POR IDIOTAS SEM ESTUDO,IGNORANT ES E ANALFABETOS, ORIUNDOS DE "BIG BOSTA BRASIL" e outros "Realitys" ?

PODE SE, SIM...À PRINCÍPIO, FAZER UM OU OUTRO "TRAMPO" NÃO REMUNERADO...DESDE QUE, EM COMUM ACORDO...OU P/ UMA BOA CAUSA, OU MESMO, P/ A CAUSA DO PRÓPRIO GRUPO SE DIVULGAR,NO INÍCIO DE CARREIRA, ETC. Mas....P/ EMPRÊSAS,GOVERN OS E ESPETÁCULOS EM TEATROS E ETC...NÃO HÁ COMO ! ESSA É MINHA OPINIÃO!
Citar
 
 
# Natthy 16-02-2011 03:59
Dinheiro é muito bom mais as vezes oque vale éo reconhecimento.
Citar
 
 
+1 # marluciamjn 24-02-2011 13:29
Eu não trabalho de graça nem que me paguem!
Citar
 
 
# vinihvca 15-03-2011 05:46
Olha eu danço de graça ja tem cuase dois anos, não tenho DRT pois não ganho pra poder tirar, meu portifolio ja esta mais q reconhecido, esta super lotado de trabalhos, pela minha cia ser socio educativa, não somos renumerados e em troca ganhamos o curso de tetro dança gratis, mas eu quero sair e ganhar realmente, sim reconhecimento é bom, mas de que vale ser reconhecido sendo que no fim vc n ganha nada alem de reconhecimento, reconhecimento n vai pagar suas contas, te sustentar, hj o trabalho e dinheiro são a nossa vida basicamente, sem eles n sobrevivemos.
Citar
 
 
# MP 19-08-2011 17:16
Concordo com a profissionaliza ção, com o que dizem sobre a banalização e garanto que tem toda a razão sobre cada um cobrar pelo seu trabalho.

Acho que a reflexão verdadeira não é o pagar cachê ou não, é saber se o seu trabalho vale um bom cachê.

Existem atores que infelizmente não oferecem desempenho para receber um bom cachê. Infelizmente é verdade.
Será que estou fazendo a minha parte? Será que sou tudo o que penso que valho? Será que não me pagam pq não ofereço qualidade no meu desempenho?

Pq me trocam por alguém que não cobra? Será que é por economia ou será que é pq ofereço tanto quanto um pseudoator que não exige cachê?

Taxista não dá carona, mas antes de ter seu próprio carro, já dirigiu por uma merreca para alguém que era frotista. Médico não atende de graça, mas já fez uma residência no SUS, virando noite e ganhando quase nada.
Não sejamos radicais.
Citar
 
 
# mariocandido 29-08-2011 11:38
Legal!

Eu já participei de mais de 10 curtas universitarios ou independentes com cachê simbólico e mesmo sem nenhum.

A vida de ator iniciante infelizmente não é tão fácil, mas se você realmente ama o que faz, consegue sempre prazer nisso! Rs!

Um abração!
Citar
 
 
# will 04-10-2011 11:17
Citando Gésner A.F.:
MÉDICO,DENTISTA ,ENGENHEIRO,ENF ERMEIRO ou outro PROFISSIONAL, TRABALHA(RIA) DE GRAÇA ? Então, por quê o ATOR Se PROSTITUI À ISSO ? TRABALHA DE GRAÇA...ESTÁ PRESTANDO UM DES-SERVIÇO À CLASSE....
PODE SE, SIM...À PRINCÍPIO, FAZER UM OU OUTRO "TRAMPO" NÃO REMUNERADO...DESDE QUE, EM COMUM ACORDO...OU P/ UMA BOA CAUSA, OU MESMO, P/ A CAUSA DO PRÓPRIO GRUPO SE DIVULGAR,NO INÍCIO DE CARREIRA, ETC. Mas....P/ EMPRÊSAS,GOVERN OS E ESPETÁCULOS EM TEATROS E ETC...NÃO HÁ COMO ! ESSA É MINHA OPINIÃO!

Sem contar que as produções que não tem dinheiro sempre aproveitam do famoso" fazer Portfólio" para que
o ator aceite se "prostituir", e quando existe verba para pagar chama outro. então cache baixo ou não cache e uma falta de respeito com a classe e ganhar experiencia, a 10 anos na Área já e uma experiencia boa não acham?? Minas é a campeã de caches baixo, quer pagar pouco, pessoa desembarca aqui.. me poupe desses discursos...
Citar
 
 
# gesnerbh 10-03-2012 22:36
SOU ator PROFISSIONAL. Bacharel em ARTES CÊNICAS. 10 anos de TEATRO, TV e RÁDIO. 5 PEÇAS em 10 Anos ( 1 a cada 2 anos ). Radialista, Humorista.
Estou em BH desde 2004. Alguma TV, Rádio ou GRUPECO de MERDA deu OPORTUNIDADES e quis "AGREGAR VALORES" do MEU TALENTO ao GRUPO deles ? POVINHO LIXO SUJO,IMUNDO, ATRASADO,MEDÍOC RE e MATUTO de B.H. DEU valor ao meu Curriculo ? NÃO!

Como Andorinha SÓ NÃO FAZ VER]AO, Me juntei a AMADORES que Ao menos TEM INICIATIVA e QUEREM PRODUZIR ALGO. Estou COLABORANDO DE GRAÇA com um PROJETO de um AMIGO....Que nem é do meu gosto pessoal. Mas, P/ o PROJETO DELE, consegui´TRILHA SONORA e LOCUÇÃO PROFISSIONAIS....DE GRAÇA TAMBÉM. Eu, colaborando com ele e arrumando outros colaboradores....TUDO 0600....P/ ao final, se TER ALGUM PRODUTO P/ aí, sim, tentar COMERCIALIZAR.

Tudo FEITO bem TOSCO com o que se tem casa! NEM CÂMERA TEMOS....FIGURINO....NADA! TUDO IMPROVISADO. A única coisa PROFISSIONAL é EU e o que CONSEGUI, através de amigos....TUDO 0800.

SE TODOS SE AJUDASSEM PELO BEM COMUM, acabaria com o CARTEL DOS MEDÍOCRES,IDIOT AS, ACOMODADOS e LIXOS SEM TALENTO e CRIATIVIDADE que estão infestando e INFECTANDO PALCOS,e TVS do PAÍS.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Quem escreve no Blog?

foto_fabiano_martins_05_peqFabiano Martins é ator e cineasta, com ambas graduações (Teatro e Cinema) pela Univ. Estácio de Sá (RJ), e pós-graduado em Gestão de Negócios de Entretenimento pela ESPM (RJ).
Trabalha com Internet desde 1996, é diretor executivo da empresa QuartaParede e fundador do site TestedeElenco.com.

Publicidade

Buscar Dicas e Testes

Nas Redes

Copyright © TestedeElenco.com 2009- 2012 Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por Quarta Parede.
Termos e Condições de Uso | Cadastrar Perfil | Descadastrar Perfil | Lembrar login/senha