Caçadores de talentos: conheça o trabalho dos produtores de elenco

A produção é um dos trabalhos mais árduos seja na TV, no cinema ou teatro. Na maior parte das vezes, se um ator não desempenha bem seu papel, muitos consideram que foi mal escalado, ou seja, culpa do produtor. Caso tenha êxito, os méritos são do artista. Por trás deles, entretanto, há o trabalho competente dos produtores de elenco.

Na Rede Globo, em 2011, eram 17 profissionais (foto) espalhados por inúmeras produções, que passam por novelas, seriados e minisséries. A escalação de um ator para determinado papel, é determinada a partir do perfil da personagem. E é justamente com ele que os produtores de elenco trabalham, não com o ator. A função é encontrar a pessoa perfeita para o papel idealizado pelo autor da atração. 

Equipe de produtores de elenco da TV Globo (Foto: Simone Marinho)

Em seleções entre os atores adultos, pode haver até dez nomes envolvidos e no caso das crianças, este número pode chegar a 200 candidatos. Em casos de novelas de época, por exemplo, não há como escalar atrizes com sobrancelha fina, cabelos coloridos ou escolher uma loira de olhos claros para um papel oriental e vice-versa.

Nos últimos tempos, no entanto, a escalação está mais fácil com o auxílio do mundo on line. Para Yolanda Rodrigues, produtora global, a web tem sido uma ferramenta muito útil na escalação de atores: “Hoje, a internet e o YouTube ajudam”, confessou a caçadora de talentos, como a própria se nomeia, em entrevista à Revista da TV.

Para os atores que querem ter uma chance em produções da emissora carioca, o primeiro passo é fazer parte do banco de dados da Rede Globo. Ainda segundo Yolanda, os testes e o cadastro no banco de dados da emissora, eles avisam, não são pagos. Saiba aqui como se cadastrar.

*Com informações da Revista da TV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *