Internet: a aliada do Novo Ator

Muita gente questiona se para um ator em início de carreira é realmente necessário estar na Internet. Alguns acham que entrar para o Orkut, para o Facebook ou ter uma conta no Twitter é puro exibicionismo. É e não é.
Várias pessoas usam as redes sociais online para se aproximar (ou reaproximar) de pessoas. Amigos, colegas de turma, ídolos ou fãs. Realmente o contato fica mais próximo, mas você pode, e deve, usar essas ferramentas a seu favor de maneira mais eficaz.

 

O conceito de redes sociais vai além dessas ferramentas na Internet, mas, para se ter uma ideia melhor, veja como a Wikipédia define o termo: “Redes Sociais: Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas (ou organizações, territórios, etc.) – designadas como nós – que estão conectadas por um ou vários tipos de relações (de amizade, familiares, comerciais, sexuais, etc.), ou que partilham crenças, conhecimento ou prestígio.”

 

Certa vez, o ator Bemvindo Sequeira me falou uma coisa interessante sobre o relacionamento entre ator-diretor. Apesar de não gostar de ter alguém puxando “seu saco” o tempo todo, ele disse algo como: “é bom ter alguém para dar parabéns no dia do aniversário, ligar de vez em quando para saber como está ou apenas para elogiar por um trabalho que assistiu. Na hora em que o diretor precisa de um ator com aquele perfil, você acha que ele vai procurar quem? O cara que sumiu ou aquele que está sempre por perto?”. Faz todo sentido. E o que acontece no mundo real pode ser transportado para o virtual.

Pode ser que algumas pessoas já saibam de tudo que você está lendo aqui, mas esperamos colaborar de alguma forma para que você passe a abrir mais seus horizontes em relação à sua presença na Web. Claro que não não há garantias de que você vá ganhar uma oportunidade na novela das 8 da Rede Globo porque está no Facebook, mas, certamente, aumentará sua rede de contatos. Com isso, pessoas interessantes poderão surgir e, com elas, convites para novos trabalhos. Isso se chama “Networking”.

Segundo a Wikipédia: “Networking é a união dos termos em inglês ‘Net’, que significa ‘Rede’; e ‘Working’, que é ‘Trabalhando’. O termo, em sua forma resumida, significa que quanto maior for a rede de contatos de uma pessoa, maior será a possibilidade dessa pessoa conseguir uma boa colocação profissional.”

Nos próximos posts daremos algumas dicas de como você pode se divulgar no Orkut, no Facebook e no Twitter. Independente disso, recomendamos que você tenha um blog e fale nele sobre o que tem feito, seus planos etc.

Porém, se você deseja ir mais longe, quer atingir mais pessoas e de forma profissional, tenha um site próprio. Com uma página dedicada ao seu trabalho, você poderá divulgar, com mais credibilidade, seu currículo, seu histórico, suas fotos e vídeos com suas atuações, além de reunir todos os seus contatos num único lugar. Facilitando o acesso de quem quer lhe conhecer melhor, saber como você atua, lhe adicionar nas redes sociais e, quem sabe, lhe contratar para algum trabalho.

 

E você? O que tem feito para tornar mais ativa a sua presença na web? Comente logo abaixo.

 

Abraços, Fabiano Martins.
www.fabianomartins.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *